Comer doce causa diabetes? Diabetes tem cura? Há muitas dúvidas e mitos que são trazidos ao consultório médico. Esclarecê-los faz parte do tratamento para controlar essa doença tão prevalente
Você sabia que existem cerca de 463 milhões de adultos com diabetes em todo o planeta? Esses são os dados mais recentes do Atlas de Diabetes da IDF. A estimativa é que, em 2045, esse número alcance o patamar dos 700 milhões…
Já falamos aqui no Blog sobre a relação íntima entre diabetes tipo 2 e obesidade. A mudança do estilo de vida é apenas um dos pilares para melhorar as estatísticas crescentes de ambas as doenças (no Brasil, mais de 60% dos adultos estão com excesso de peso).
Hoje, vamos falar sobre alguns mitos e verdades comumente trazidos nos consultórios dos endocrinologistas. Informações que são importantes não apenas para o paciente diabético, mas para seus familiares e amigos, pois só com muita educação sobre a doença é que podemos ajudá-los no controle.
- Saber os sinais do diabetes nem sempre é fácil. Verdade, pois os sintomas variam de uma pessoa para outra e podem ser leves e mesmo ausentes, particularmente no diabetes tipo 2. Por isso, é fundamental fazer exames de rotina com um endocrinologista para entender os fatores de risco e chegar a um diagnóstico preciso.
- O diabetes tem cura. Isso é um grande mito. Apesar dos vários estudos científicos sobre a doença, nada sobre cura pode ser afirmado. Há informações de que a cirurgia bariátrica pode curar o diabetes, mas isso não é verdade. Frequentemente, depois de alguns anos a glicose altera novamente. O importante é saber que a doença tem tratamento e se o paciente seguir direitinho as recomendações médicas ele pode levar uma vida bem tranquila.
- O diabetes tipo 2 só é diagnosticado em pessoas com obesidade. Isso é um mito, pois, embora o excesso de peso seja um fator de causa para o diabetes, não é a única, já que existe a associação ao histórico da família e à idade do paciente. Muitas pessoas que estão dentro do peso ideal (em relação ao IMC) também podem estar diabéticas.
- Quem come muito doce acaba ficando diabético. Isso é um mito, pois o diabetes está relacionado à predisposição genética e outras associações, como obesidade, sedentarismo e histórico familiar. O consumo de açúcar, exclusivamente, não causa a doença, porém, atenção: quem já tem o diagnóstico de diabetes precisará, de fato, moderar o consumo de doces.
- Diabéticos podem comer frutas à vontade. Outro mito, pois frutas contêm carboidratos, que interferem nos índices glicêmicos. O ideal é pedir orientação do médico/nutricionista para entender quais alimentos interferem na dieta que deve ser seguida.
Por todas as explicações acima, o acompanhamento anual com um especialista em Endocrinologia é fundamental, já que alterações nos exames dentro dos parâmetros considerados pré-diabetes podem ser revertidas com tratamento adequado.
Cuide-se!