A osteoporose é uma doença silenciosa, que muitas vezes pode ser prevenida por meio de hábitos saudáveis. Infelizmente, é comum a osteoporose ser detectada após uma queda com fratura, que podem ser prevenidas com medidas simples dentro de casa.
O Dia Mundial da Osteoporose acontece anualmente em 18 de outubro, data que serve para chamar atenção sobre esta doença silenciosa, caracterizada pela fraqueza dos ossos que, muitas vezes, só é detectada após ocorrer uma queda com fratura. Estima-se que uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos sofrerão fratura por causa da osteoporose.
Mas essa doença, que é tratada pelo endocrinologista, pode ser prevenida. Ingestão de pelo menos quatro porções de fontes de cálcio, principalmente advindo dos laticínios (por exemplo, queijo, iogurte, leite), níveis adequados de vitamina D (para isso, aposte na exposição solar pelo menos 15 minutos por dia) e boa ingestão de proteína são importantes para a saúde do osso. Exercícios com peso e de equilíbrio (sempre orientados por um profissional) ajudam a fortalecer os músculos e evitar quedas.
E falando em quedas…trago abaixo algumas dicas simples para que a casa seja um ambiente mais seguro para todos, evitando os desfechos ruins causados pela osteoporose.
Na cozinha
– Móveis devem estar na altura para prevenir acidentes. Escadas ou banquinhos para pegar objetos no alto estão fora de cogitação.
– O forno de micro-ondas deve estar numa altura que seja fácil retirar um prato quente e com uma prateleira que sirva para apoiar o prato.
– Pisos antiderrapantes são mais seguros e previnem quedas.
Na sala
– Cadeiras e poltronas com braços de apoio facilitam momentos de sentar e se levantar.
– Móveis muito baixos dificultam os movimentos. Altura ideal dos assentos é de 45 cm a 50 cm.
No quarto
– Cama alta é melhor para facilitar na hora de se levantar ou se deitar.
– Pisos laminados, e principalmente vinílicos, são mais quentinhos e ajudam a amortecer possíveis quedas.
No banheiro
– Barras de apoio ao lado da pia, do vaso sanitário e dentro do box devem ser instalados sempre que possível.
– Pisos precisam ser antiderrapantes e os tapetinhos de banheiro devem ser evitados.
– A altura ideal para o vaso sanitário é de 44 cm do chão.
Em escadas
– Fitas antiderrapantes na borda dos degraus melhora aderência e sinaliza limites do chão.
– Corrimão é muito importante e o ideal é que seja instalado nos dois lados da escada.
Na casa toda
– A boa iluminação é fundamental para facilitar a mobilidade e evitar quedas e possíveis fraturas!
– Tapetes soltos, fios de carregadores de celular e brinquedos espalhados no chão precisam ser evitados.
Além de um ambiente seguro, é importante manter um peso saudável, evitar fumar, evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso e conversar com um endocrinologista para avaliar a sua saúde óssea. Prevenir ainda é melhor que remediar!
Fonte: ABRASSO